quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Participação no Futuro

É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Dessa forma, o jovem pode atuar na escola, por exemplo, organizando atividades que envolvam alunos e a comunidade, visando a integração de todos. O protagonismo juvenil é importante porque, ao se preocupar com atividades para o bem comum, faz, por exemplo, diminuir o envolvimento do jovem com o crime e com a violência.

O que é Protagonismo?

Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação. O latim “protos” – principal, primeiro, e de “agonistes” – lutador, competidor.
Protagonismo é um termo muito usado no teatro, no cinema, na novela etc. para se referir ao personagem principal da encenação.
No sentido figurado protagonista é a pessoa que desempenha ou ocupa o papel principal numa obra literária ou num acontecimento. Ex.: A qualidade dos serviços é resultado do protagonismo dos trabalhadores e de suas incontáveis estratégias para alcançar o sucesso.

Projetos Integrados

Através de suas parcerias o ICE possui uma série de projetos que estão integrados às práticas e vivências e que fazem parte do modelo pedagógico das Escolas em Tempo Integral. É através deles que o jovem pode consolidar, na prática, os elementos mais importantes para o seu Projeto de Vida. São alguns desses projetos:
 Clube do Jornal – Desenvolvido em parceria com a ONG Com.Cultura
Esse é um projeto que tem por objetivo desenvolver o jornal da escola, feito pelos estudantes que se mobilizam para organizar e redigir informações relevantes para a comunidade escolar e, ao mesmo tempo, aprender e praticar todos os conceitos de mídia escrita, projetando-se como profissão.
Programa Miniempresa – Desenvolvido em parceria com a Junior Achievement
Através desse projeto os jovens vivem as experiências oportunizadas pela instalação das Miniempresas no ambiente escolar, agregando conhecimento e vivencia prática à sua formação em temas como empreendedorismo, liderança, economia e negócios, livre iniciativa e mercado, comercialização e produção na organização e operação de uma empresa.

Preparação para a Vida

Esse é um dos pontos onde o modelo de escola mais se diferencia do modelo tradicional e é, talvez, a característica mais percebida pelos jovens estudantes. Além de garantir a Formação Acadêmica de Excelência e a Formação Profissional, a escola oferece também um conjunto de ações sob a forma de práticas e vivências que apoiam e orientam o estudante na adequada elaboração do seu Projeto de Vida.
Estas ações se consolidam como oportunidades para o exercício dos jovens tendo em vista a sua preparação profissional  através de programas de Empreendedorismo, de Associativismo Juvenil, do Protagonismo Juvenil, da aplicação da TESE etc. Nelas, se destaca o planejamento orientado para a construção do Projeto de Vida – atividade para a qual o jovem é convidado a executar desde o seu primeiro dia de aula numa dessas escolas.